IMD abre nova turma de residência em TI junto a Tribunal de Contas do RN

Processo seletivo oferece 14 vagas, com remuneração de R$ 2 mil. Inscrições abrem na segunda-feira
15-06-2022 / ASCOM
Processo Seletivo Residência

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), publicou hoje (15) um edital para criação de uma nova turma do Programa de Residência em Tecnologia da Informação (TI) junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN).

Ao todo, são ofertadas 14 vagas, destinadas a candidatos com nível superior, que receberão bolsa de estudos no valor de R$ 2 mil. Os interessados deverão realizar, entre os dias 20 de junho e 3 de julho, inscrição gratuita por meio do formulário disponibilizado no SIGAA (buscar por “TCE”).

Instituído junto a órgãos públicos e empresas privadas de alcance local, regional e nacional, o programa de Residência promove a atuação teórica e prática dos alunos em ambientes reais de desenvolvimento em TI, de modo a formar profissionais qualificados e preparados para as demandas do mercado tecnológico.

Uma vez aprovados, a atuação dos novos residentes acontecerá integralmente nas instalações do TCE e da UFRN, com carga horária semanal de 30h. Ao término do programa, os estudantes concluintes recebem certificado de conclusão de nível de pós-graduação em TI.

Além das atividades de desenvolvimento, os residentes também desempenham atividades de capacitação e de vivência profissional, como palestras, cursos, reuniões de trabalho e projetos de inovação, entre outras.

Conforme determina o Edital nº 001/2022 – Residência em TI (TCE – Turma 4), para se inscrever, o candidato deve ter concluído qualquer curso de graduação em curso superior reconhecido pelo MEC.

Seleção

O processo de seleção consistirá em três etapas: homologação das inscrições, prova de conhecimentos específicos e exame prático. Para o teste de conhecimentos específicos, o programa aplicará uma prova com 30 questões de múltipla escolha, a qual acontecerá no dia 10 do próximo mês.

Já o exame prático deverá avaliar a capacidade técnico-científica dos candidatos quanto à resolução de tarefas inerentes ao cargo. Essa etapa acontecerá no dia 17 de julho.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 22 de julho, através do site do IMD (aba de “Editais”), e as atividades terão início no dia 01 de agosto.

TCE

Esta será a quarta turma de residência em TI a acontecer junto ao TCE. Junto ao órgão de justiça, o programa promove atividades que abrangem soluções de Business Intelligence (BI) e desenvolvimento de software. Até o momento, a parceria institucional já rendeu a criação de 33 produtos tecnológicos.

Segundo o professor Marcel Oliveira, coordenador do programa junto ao Tribunal, cada nova turma da residência junto ao Tribunal tem feito, em média, cerca de dez soluções – oriundas de demandas do comitê de gestores de TI do próprio órgão de fiscalização. Outras ações surgem de acordo com a necessidade de atualização dos sistemas já criados.